O que é um backup?

PorEscol Soluções em Tecnologia

O que é um backup?

O backup é uma cópia de segurança de dados de um dispositivo para restauração em caso de perda ou corrupção dos dados originais.
Esta cópia é extremamente importante para as empresas em função da grande quantidade de informações digitais armazenadas, pois é a única forma de recuperá-las caso sejam perdidas.

Por que o backup é tão importante para a empresa?

Imagine a possibilidade de perder todos os dados de uma empresa e os prejuízos causados, angustiante, não é? Os dispositivos estão sujeitos a ameaças constantemente. Infestação de vírus, invasões por hacker, falhas no sistema operacional, hardwares defeituosos, quedas de energia elétrica, entre muitas outras situações. Independente da causa do problema, uma simples falha pode colocar em risco informações essenciais para as atividades do negócio. Entenda que este problema é comum em muitas empresas e, para solucionar o contratempo, é preciso gerar uma cópia protegida e segura dos dados (backup).

Risco de perder os arquivos

Supondo que o pior realmente aconteceu e todos os dados da sua empresa foram perdidos. Quanto tempo sua empresa pode ficar fora do ar?
Nessa situação, apenas o backup resolverá o problema. Com um backup bem feito, você consegue restaurar todos os arquivos perdidos de forma rápida e segura.

Onde armazenar o meu backup?

Armazenamento do tipo CD, DVD ou Blu-ray, por exemplo, provavelmente não terão espaço suficiente para armazenar os dados. Sendo necessário usar mais de uma, o que dará muito trabalho. Além disso, esse tipo de material tende a se deteriorar com o tempo, tornando-se inútil. Caso semelhante acontece com os pendrives. Além disso, eles deverão dispor de uma grande capacidade de armazenamento para suportar todos os arquivos. Os HDs externos dispõem de mais espaço que as mídias acima, para comportar as cópias dos arquivos. Entretanto, como hardware, tem a desvantagem de ser suscetível à panes, assim como os computadores. É possível também utilizar um servidor remoto, que pode estar dentro da própria empresa, conectado à rede corporativa. Porém, essa alternativa, merece atenção. Caso a empresa seja vítima de um ataque de vírus em sua rede ou sofra um acidente que comprometa a estrutura física do local, esse servidor ficará tão vulnerável quanto os outros equipamentos no local. Levando em consideração as tendências atuais, o armazenamento em nuvem passa a ser a solução mais aconselhada. Além de não depender dos dispositivos físicos – que já elimina uma fonte de possíveis problemas – os dados podem ser acessados de qualquer computador e a qualquer momento.

Backup na nuvem

Guardar seus dados em nuvem é um armazenamento externo que é mantido por terceiros. Embora muitos acreditem que a nuvem é invisível, isto não é uma realidade. Os dados ficam armazenados em grandes data centers, com regimes de segurança comparáveis aos de uma prisão. 
Você pode ficar tranquilo sabendo que todos os seus dados importantes estão copiados por backup em um local seguro e externo. Isso é especialmente útil na recuperação de desastres e se seu disco rígido deixar você na mão.
O backup na nuvem está cada vez mais popular devido ao baixo custo dos serviços oferecidos no mercado. Alguns exemplos populares são o Google Cloud Storage e Amazon AWS.
Portanto, para assegurar que os dados da sua empresa estejam sempre protegidos, em qualquer situação, é recomendado realizar um backup de dados regularmente.

A Escol Sistemas dispõe de todo o suporte necessário para sua empresa ficar segura e tranquila, fale conosco para maiores informações.

Sobre o autor

Escol Soluções em Tecnologia administrator

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá, precisa de ajuda?
ÁREA DO CLIENTE